Pular para o conteúdo

Museu de Ciências Nucleares

Como as técnicas nucleares podem ajudar a identificar e conter a erosão do solo?

A erosão do solo degrada a terra removendo a camada superior do solo, da qual as plantas obtêm a maior parte de seus nutrientes e água.

Embora a erosão do solo seja um processo natural, as atividades humanas a aceleraram muito. Em geral, a erosão do solo é mais comum em terrenos íngremes e inclinados.

causas naturais: vento forte e chuva forte.

atividade humana: gestão inadequada de terras agrícolas, desmatamento, sobrepastoreio, atividades de mineração, perturbação do solo em canteiros de obras.

A contribuição das técnicas nucleares e isotópicas para combater a erosão do solo, preservar os recursos do solo e apoiar a produção agrícola sustentável: 

A técnica de precipitação de radionuclídeos (FRN) e a técnica de isótopos estáveis específicos de compostos (CSSI) são usadas para medir magnitudes e fontes de erosão do solo, que podem ser controladas por meio de práticas eficientes de conservação do solo.

◆Radionuclídeos de precipitação, como césio-137, chumbo-210 e berílio-7, são utilizados para avaliar processos de erosão e sedimentação de solos de médio e curto prazo.

◆A técnica CSSI mede o isótopo estável de carbono-13 para distinguir diferentes fontes de matéria orgânica do solo.

 

Saiba mais | acesse as fonte:
Translate »

Get 30% off your first purchase

X

Os agendamentos pelo formulário estão temporariamente desativados por problemas técnicos.

Solicitamos que os agendamentos para visitas ao museu sejam efetuados pelo email:
museudecienciasnucleares@gmail.com ou pelo WhatsApp (81) 99847-9290