Técnica nuclear revela quanta água devemos beber diariamente
Beber muita água é uma indicação frequente para uma boa saúde. Muitas vezes a recomendação é de 2 litros (L) por dia, mas também pode ser muito maior.
No entanto, um novo estudo de uma equipe internacional de pesquisadores publicado na Science, usando dados coletados por meio da técnica nuclear de análise de água duplamente marcada, está lançando uma nova luz sobre quanta água realmente precisa ser consumida.
O estudo revelou que as diretrizes e recomendações anteriores podem ser muito altas para a maioria das pessoas na maioria das situações. Um valor diário realista pode ser tão baixo quanto 1,5 L para homens jovens e 1,3 L para mulheres.
Os pesquisadores acompanharam a ingestão e perda de água em indivíduos em uma ampla gama de ambientes e condições de vida, descobrindo que existem muitos preditores associados ao volume de água que vão além da idade, tamanho e composição corporal. Atividade física, temperatura do ar, umidade e altitude foram também analisadas.
O volume hídrico refere-se à quantidade de água utilizada pelo corpo a cada dia. Embora intimamente relacionados, o volume de água não é igual às necessidades de água do corpo, porque também absorvemos água do ar por meio de nossa pele e dos alimentos que ingerimos.
O estudo se baseia em dados armazenados no banco de dados IAEA, que contém informações de mais de 8.300 pessoas Foi coletado usando isótopos estáveis (não radioativos) de hidrogênio e oxigênio – deutério e oxigênio-18.
Foram analisados 604 homens e mulheres com idades entre oito dias e 96 anos de 23 países em desenvolvimento e desenvolvidos. Os pesquisadores usaram os dados para desenvolver uma equação geral para prever o volume de água.
Saiba mais | acesse as fontes: