Creditos: WalterGomes via NigthCafe.estudio
Avanços na Medicina Nuclear Significam que a Proteção do Paciente Precisa Ser Fortalecida
Panorama dos avanços
Especialistas reunidos na sede da IAEA, em Viena, destacaram que os recentes avanços em medicina nuclear — como novas técnicas terapêuticas, radiotraçadores e tecnologias de imagem híbridas (PET/CT digital, PET/CT de campo axial longo e SPECT/CT digital) — estão mudando rapidamente o cenário clínico. Diariamente, estima-se que são realizados 40 milhões de procedimentos diagnósticos com medicina nuclear em todo o mundo, número que cresce com o surgimento de novos radiofármacos para diagnóstico e tratamento.
Riscos e lacunas na proteção
Esse ritmo acelerado de inovações não tem sido acompanhado por atualizações nos protocolos de proteção radiológica. Embora haja excelentes resultados clínicos em estudos, as diretrizes ainda não abrangem completamente essas novas práticas. O grupo identificou a necessidade urgente de harmonizar e preencher lacunas nas orientações existentes, abrangendo desde treinamento até requisitos regulatórios.
Recomendações práticas
Foram destacados aspectos-chave para melhorar a proteção dos pacientes, como a otimização dos protocolos de imagem híbrida, aprimoramento da dosimetria em terapias com radionuclídeos e o uso promissor da inteligência artificial para cálculos de dose mais precisos e rápidos. Para isso, será necessário desenvolver novos materiais da IAEA — publicações, capacitações e treinamentos — especialmente focados em radiofármacos emergentes usados em ensaios clínicos e na prática diária.
Capacitação e eventos futuros
Além dos esforços por recursos didáticos e orientações técnicas, os especialistas enfatizaram a importância de formação contínua, acesso a equipamentos de alto desempenho e software de dosimetria especializado — fatores essenciais para reduzir exposições desnecessárias aos pacientes. A IAEA já oferece cursos e materiais online, além de FAQs para profissionais e pacientes. Também será promovida a conferência International Conference on Radiation Protection in Medicine: X Ray Vision, de 8 a 12 de dezembro de 2025, em Viena.
Saiba mais | acesse a fonte: