Temas abordados

O Museu de Ciências Nucleares aborda diversos temas sobre os usos da energia nuclear de maneira dinâmica, interativa e experimental. Os visitantes são convidados, assim, a aprofundar os seus conhecimentos em algumas áreas de aplicações, como:

 

Segurança e Radioproteção

Apresentam-se os fatores primordiais da radioproteção, os objetivos da monitoração da radiação, as barreiras físicas de proteção e os exemplos de protetores individuais usados pelos pacientes e profissionais da área.

 

Irradiação com Altas Doses

- Irradiação de Alimentos

Demonstra-se a técnica utilizada para a eliminação ou a redução da quantidade de microorganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento ou ao consumidor.

- Coloração de Gemas

Exploram-se as possibilidades de modificação da coloração de gemas e outros materiais com a exposição à radiação gama, que acelera um processo que poderia ser feito pela natureza em milhares de anos.

- Radioesterilização

Aborda-se a eliminação, a frio, de germes em materiais e instrumentos de uso médico que é realizada por radiação gama ou feixe de elétrons.

 

Medicina Nuclear

Divulgam-se as atividades da medicina nuclear, que permitem uma investigação não invasiva, fisiológica e funcional para o diagnóstico e a terapia de diversas doenças.

Geração Nuclelétrica

Explora-se o tema da energia nuclear, considerando-a como uma fonte limpa e segura para a geração de eletricidade responsável por, aproximadamente, 14% da produção de energia elétrica no mundo, caracterizando-a como a terceira maior fonte, atrás apenas do carvão mineral e do gás natural.